Quem sou eu
Meu nome é Andrea Domingues Kuplich, sou psicóloga há 15 anos. Sou graduada pela Universidade Feevale e pós-graduada em Estimulação Precoce e Assessoria pela Faculdade Sogipa de Educação Física e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco.
Trabalhei durante 35 anos na área da educação, sendo 24 anos como professora de Educação Infantil.
De 2017 até 2021 integrei a equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação em Novo Hamburgo – NAP-SMED/NH, com o atendimento psicológico para crianças e adolescentes. Desde 2021 compondo o quadro de professores do Curso de Pós-graduação de Estimulação Precoce e Assessoria pela Faculdade Mário Quintana – FAMAQUI.
Após essa breve leitura, você pode estar se perguntando: “Você atende somente crianças e adolescentes?” Este é um questionamento que respondo com frequência. Atendo todas as idades, mas a vida acaba me encaminhando muitas crianças e adolescentes, com suas famílias e escolas.
Adultos podem apresentar questões que em alguns momentos, lembram crianças, porém em corpos crescidos. O que nos faz refletir que de alguma forma, adultos não importando em qual etapa do ciclo vital se encontrem, podem ainda trazer consigo algumas dificuldades e conflitos, demandando o acolhimento e auxílio em seus processos.
MEU TRABALHO
Atendimento Clínico
O trabalho que desenvolvo na clínica está pautado nos elos (vínculos) e a partir deles vamos tecendo novas narrativas, ou buscando novas formas de compor a história de seus protagonistas.
O acolhimento e comprometimento com a constituição do sujeito, o respeito e envolvimento com os elos na dinâmica das relações contribuem para o despertar da consciência. O processo terapêutico é uma das formas de buscar o caminho para o autoconhecimento, a autotransformação e a conexão com a essência.
Assessoria para Escolas de Educação Infantil
A proposta do trabalho ocorre com encontros no ambiente escolar. Este estilo de assessoria que desenvolvo para as creches e escolas de educação infantil é uma forma de intervenção para que se construam possibilidades de subjetivação através de um ato educativo.
O objetivo é encontrar a criança e não a patologia. Os elos entre a família, a escola e o assessor com o olhar, escuta e manejos dirigidos para as demandas da criança a partir das suas potencialidades, podem contribuir de forma significativa na detecção, intervenção e prevenção dos riscos do desenvolvimento infantil.
Palestras e Cursos
Palestras para famílias: temas como limites, adaptação escolar, autonomia.
Palestras para docentes: temas como educação inclusiva, rebeldia, valorização da vida e temáticas pontuais como, por exemplo, os efeitos do tempo de pandemia no desenvolvimento infantil e adolescente.
Formações para docentes: desenvolvimento infantil e adolescente, desenvolvimento da subjetividade com bebês e crianças bem pequenas.
Cursos para estudantes, profissionais da educação e área da saúde, bem como interessados nos conhecimentos arquetípicos.